A transformação digital do Dorico: De Software de Notação a Estúdio Completo

Dorico e o Futuro da Produção Musical: Caminhando para uma DAW Total

Dorico, o software de notação musical desenvolvido pela Steinberg, é amplamente reconhecido por suas funcionalidades avançadas e constantes atualizações. Dois artigos se destacam ao oferecer análises detalhadas sobre seus recursos.

O Dorico 5 da Steinberg traz uma série de melhorias e recursos de reprodução além da revolucionária entrada de notas do software de notação musical. As versões gratuitas para desktop e iPad também foram atualizadas.

A evolução do Dorico, de um concorrente no mercado de aplicativos de notação com uma equipe de desenvolvimento experiente e potencial real, para a estrela em ascensão que agora impulsiona a inovação, foi amplamente documentada nas páginas da Sound On Sound. Isso inclui análises da versão 3, na edição de fevereiro de 2020, e da versão 4, em junho de 2022. E, embora as atualizações do programa pareçam estar chegando mais rápido do que nunca, ainda é válido perguntar: já é hora de mais uma atualização do Dorico? Considerando que a notação musical é uma arte antiga, cuja relação com os computadores começou na Universidade de Illinois há mais de 60 anos, o que mais resta a ser feito nesse campo? Se o Dorico 5 serve como indicador, a resposta é que ainda há muito a se explorar. O Dorico 4 consolidou a franquia como uma ferramenta altamente funcional para notação musical, e agora o Dorico 5 — embora traga algumas atualizações significativas na área de notação — dá um grande salto como estação de trabalho para produção musical. No final das contas, trata-se de uma atualização suficientemente significativa para justificar seu novo número e preço. Vamos explorar alguns dos destaques.

Essa versão corrige pequenos erros de coesão, clareza e fluxo da escrita.

A Nova Fronteira Entre Notação e Produção Musical

Uma das adições notavelmente úteis no Dorico 5 é a inclusão de Stage and Space Templates. Com esse recurso, as pautas ou instrumentos individuais na partitura podem ser espaçados em um palco sonoro virtual, incluindo a imitação da profundidade do palco também. Os usuários podem navegar até a barra de ferramentas do mixer e clicar no botão Live Stage para abrir o palco virtual. Os instrumentos podem ser arrastados para frente, para trás e da esquerda para a direita no palco. Também há a capacidade de clicar e arrastar para selecionar um grupo maior de instrumentos e, em seguida, expandir ou contrair proporcionalmente o espaço em um balanço existente com um único clique, ajudando com edições rápidas e comparações de mixagem. Previsivelmente, as mudanças da esquerda para a direita modificam o panning no console de mixagem, enquanto um aumento na profundidade do palco aumenta o nível de envio para o reverb escolhido para imitar a distância e a profundidade.

As configurações relacionadas ao Live Stage são acessadas pelo botão Live Space, onde o limite de panorâmica pode ser definido, bem como o nível do reverb escolhido. Os usuários também podem escolher dois reverbs diferentes para seus envios próximos e distantes, respectivamente. Embora esse novo recurso seja claramente direcionado a compositores menos confortáveis ​​com o processo de mixagem de áudio, usuários avançados não devem zombar da utilidade desse recurso, pois ele apresenta uma abordagem muito mais intuitiva para mixar com um ouvido para criar um equilíbrio ideal em um palco sonoro realista. Mesmo como um ponto de partida para atingir um equilíbrio realista ao usar instrumentos virtuais (mesmo aqueles gravados in situ), ele é excelente. Para usuários que usam o software apenas para notação e reprodução como um auxílio à composição, o palco sonoro é igualmente útil: ter partes espaçadas realisticamente em um palco sonoro garante um som de conjunto mais limpo e a capacidade de ouvir muito mais detalhes composicionais do que quando os instrumentos são simplesmente todos amontoados no centro da mixagem.

Também temos novidade com o Pitch Contour Emphasis na reprodução. Este recurso garante imediatamente mais reprodução musical direto da caixa. Simplificando, o software usa novos algoritmos para analisar linhas musicais e o equilíbrio de frases para tentar uma reprodução mais humana e realista. Os resultados são imediatamente audíveis, mas os usuários precisam ativar o recurso ao importar partituras para a nova versão para ouvir essa diferença.

Continuando com o tema de atualização dos recursos de produção do Dorico, a integração de instrumentos virtuais foi ainda mais aprimorada com a inclusão dos MIDI Triggers. O pesadelo das partituras cheias de linhas desnecessárias para acionar chaves seletoras não será mais um problema para aqueles que integram instrumentos virtuais em seu software de notação. Seja para adicionar uma chave seletora à sua partitura ou apenas acionar a reprodução correta de um instrumento baseado em padrões, como uma guitarra dedilhada ou um VST de bateria, os MIDI Triggers oferecem uma solução elegante (e, felizmente, facilmente ocultável) para isso. Basta abrir o pop-over com Shift + 0, digitar a nota desejada, e o gatilho será adicionado a uma camada que pode ser ocultada em sua partitura.

Ampliando seu já impressionante conjunto de recursos, o Dorico 5 recebe com entusiasmo o Groove Agent, o aclamado plug-in de bateria da Steinberg. De grooves pulsantes a padrões de bateria intricados, abrangendo desde bandas de jazz até seções rítmicas de rock e pop contemporâneo, o Groove Agent oferece uma ampla gama de sons e padrões de alta qualidade que certamente inspirarão e elevarão suas composições. É uma adição poderosa que também marca mais um passo importante na evolução do Dorico como um ambiente completo de produção musical.

Esta versão melhora a coesão e a clareza do texto, corrigindo pequenos erros e facilitando a leitura.

Edição de partituras ao vivo

Daniel Spreadbury e os criadores do Dorico há muito tempo mantêm a posição de que querem tornar as entradas de notação musical existentes o mais difíceis de editar acidentalmente (e destruir) possível, o que informou sua estrutura de entrada de notas. No entanto, sempre atentos às solicitações do usuário, a recém-adicionada Edição ao Vivo agora permite que os usuários façam ajustes em tempo real sem comprometer a visão original de segurança. Os usuários podem arrastar notas individuais ou passagens mais longas para a esquerda ou direita na partitura sem modificar o posicionamento rítmico de passagens posteriores ou anteriores, ou arrastar para transpor para cima ou para baixo diatonicamente. Quando tal edição está sendo feita, uma caixa laranja indica o posicionamento final da seleção, permitindo movimentos precisos. A opção de copiar seções via Alt-clique-arrastar também foi adicionada.

Um toque particularmente agradável é a opção de clicar e arrastar uma cópia para cima ou para baixo acima das notas, permitindo a construção de harmonias paralelas. O recurso de segurança para evitar edições indesejadas é mantido permitindo apenas uma direção (para cima/baixo ou esquerda/direita) em vez do movimento universal ao redor da partitura. Convenientemente, o recurso também funciona com o modo acorde e o modo inserção.

Tem mais: Funcionalidades de Composição Avançadas

Uma série de outras atualizações menores, mas significativas, e novos recursos abundam. O Scrub Playback permite a reprodução unidirecional de arrastar/esfregar dentro da partitura, especialmente útil na análise de uma progressão de acordes ou trabalho de voz interna durante a composição. Os recursos de importação e exportação relacionados ao XML de música foram aprimorados. Um novo Instrument Editor permite a criação de tipos de instrumentos não incluídos na biblioteca existente de 600 instrumentos do Dorico.

Há também algumas opções adicionais de entrada de música, especialmente em relação à edição de grupo. Os usuários agora podem destacar vários instrumentos em uma partitura e inserir indicações com um único comando, em vez de ter que inserir cada item separadamente. Há também alguma assistência inteligente incorporada a essa funcionalidade, pois (por exemplo) os usuários que selecionam uma seção da partitura com entradas escalonadas e, em seguida, aplicam uma dinâmica de grupo verão essa dinâmica colocada na entrada musical, em vez de uniformemente em uma pauta em branco. São pequenas mudanças como essa que, no final das contas, economizam horas no estágio final de gravação. O Dorico 5 também inclui oito novas fontes de música, facilmente alternáveis ​​no menu Biblioteca.

Aqui está a versão revisada dos parágrafos com melhorias na ortografia e fluidez:

Prós: Uma vasta gama de novos recursos. É, sem dúvida, o software de notação mais amigável para produção disponível no mercado. Diversas novas opções foram adicionadas a uma já impressionante gama de funcionalidades que economizam tempo. Os modelos de palco e espaço são ferramentas poderosas para reprodução precisa e pós-produção. Essa versão melhora a clareza, remove redundâncias e torna a leitura mais fluida.

Contras: Um pouco caro para novos usuários, embora uma avaliação gratuita, o Elements mais barato e a versão SE gratuita permitam uma entrada suave.

A atualização mais recente do Dorico o torna o software de notação mais capaz de produção do mercado. Os Stage and Space Templates são um ótimo atalho de GUI para melhores mixagens, a reprodução é mais realista e os MIDI Triggers desobstruem sua partitura e criam novas possibilidades musicais. A criação de vários itens, edição ao vivo e novas fontes atualizam o lado da gravação das coisas.

Preço
Dorico Pro 5 US$ 579,99, atualizações a partir de US$ 99,99, Dorico Elements US$ 99,99, atualizações a partir de US$ 29,99.

Aqui estão alguns dos principais atalhos usados no Dorico, que podem agilizar bastante o fluxo de trabalho:

  • Entrada de Notas:
  • Shift + N: Abre o modo de entrada de notas.
  • Espaço: Move para a próxima posição rítmica.
  • Alt + Seta para cima/baixo: Transpõe a nota selecionada por uma oitava.
  • Ctrl + Seta para cima/baixo (Windows) ou Cmd + Seta para cima/baixo (Mac): Transpõe a nota por um intervalo de um grau diatônico.
  • Navegação:
  • Ctrl/Cmd + Setas esquerda/direita: Navega pelo sistema ou partitura.
  • Shift + Espaço: Toca a partitura a partir da posição atual para trás (Scrub Playback).
  • P: Inicia a reprodução a partir da seleção ou do início da partitura.
  • Modos e Ferramentas:
  • Ctrl/Cmd + 1 até 9: Alterna entre diferentes modos de trabalho, como o modo de edição, reprodução, etc.
  • Shift + X: Adiciona texto em uma posição selecionada.
  • Shift + L: Abre o pop-up para inserir indicações de articulação ou ligaduras.
  • Edição:
  • Ctrl + Z (Windows) ou Cmd + Z (Mac): Desfaz a última ação.
  • Ctrl + Shift + Z (Windows) ou Cmd + Shift + Z (Mac): Refaz a última ação.
  • Alt + Clique: Copia um item de uma posição e cola em outro lugar.
  • Outros atalhos úteis:
  • Shift + M: Inserir uma alteração de compasso.
  • Shift + T: Inserir uma indicação de tempo.
  • Shift + P: Inserir uma dinâmica.
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