Algumas sugestões de ferramentas de colaboração
Algumas vezes é mais produtivo estudar música junto a um grupo, ajudando companheiros a resolver os problemas na medida que crescemos e juntamos esforços. As ferramentas de colaboração podem ser muito útil para o ambiente acadêmico, na verdade, existem centenas de utilitários que podem fazer a vida de alunos e professores muito mais fácil. Aplicações de videoconferência, ferramentas de gerenciamento de projetos, plataformas especializadas, enfim… difícil fazer uma seleção, já que cada instituição e cada grupo de alunos pode ter necessidades completamente diferentes.
Apresentamos uma listagem bastante ampla de ferramentas e aplicativos. Algumas sugestões estão relacionadas ao estudo musical (gravação e edição de partituras), mas outras podem ajudar na gestão de tarefas ou ainda na utilização de redes sociais para professores em geral.
Lista de Ferramentas úteis na educação musical:
- http://www.noteflight.com/ para criar partituras online.
- http://musescore.org/ para criar partituras com software free
- http://www.notezilla.io/ partituras para aprender musica online.
- http://www.jellynote.com/pt/ aprendizagem musical online.
- Scorio para criar partituras.
- http://peggo.co/ ou http://www.youtube-mp3.org/pt aplicativo para extrair áudio (mp3) do YouTube.
- http://tonara.com/ app para aprender musica em dispositivos móveis.
- https://app.ouvidoperfeito.com aplicativo Android (celulares) para treinamento auditivo.
- http://www.therhythmtrainer.com/ para treinamento rítmico
- http://www.audacityteam.org/download/ Audacity é um software de gravação GRATUITO.
- https://www.teoria.com/ site com muito material para estudar análise e teoria musical. Também é possível encontrar exercícios de percepção.
- http://imslp.org/ Partituras de domínio público.
- https://www.freesound.org/ é um site com amostras de som e efeitos sonoros.
- http://patternsketch.com/ para criação de padrões e loops
- http://tonematrix.audiotool.com/ para loops e sequências melódicas
Criação de projetos com editores Office Online
Essencial para o trabalho em grupos, embora existam dezenas de outras opções para o Gerenciamento de Projetos.
Videosprout . Compartilhamento de vídeo de forma privada
Nicenet . Compartilhe documentos, calendários, links … ideais para o trabalho em grupo.
Redliner . Permite que múltiplos usuários para editar documentos do Word simultaneamente.
Collanos . Para gerenciar projetos de gravação das mensagens, notas e outros canais de comunicação entre os membros.
EtherPad . Processador de texto online que permite a edição simultânea de vários usuários em diferentes cores que marcam o trabalho de cada membro da equipe.
Writeboard . Para criar e compartilhar qualquer tipo de documento.
writewith . Para compartilhar documentos, tarefas e discussões.
Zoho Show . Para apresentações on-line.
Google Docs . Para criar, armazenar e compartilhar documentos.
ThinkFold . Para definir os estados de um projeto e organizar as tarefas do mesmo.
Thinkature . Para organizar as idéias antes da execução de um projeto.
Thinkfree . Plataforma para a criação e distribuição de documentos online.
Comunicação e grupos de discussão
Uma boa compilação de todas as opções que podem ser encontradas na categoria de comunicação .
– MemberHub . Comunica-se grupos de até 30 membros.
– Yugma . A versão gratuita permite conferência de até 20 pessoas ao mesmo tempo.
– ProBoards . Ideal para a geração de fóruns de discussão torná-los públicos ou privados.
– Pidgin . Para conectar todos usando mensagens instantâneas.
– 99Chats . Para criar salas de chat privadas.
– AwayFind . Para receber e-mails importantes no seu celular quando você estiver na sala de aula.
– Skype . Para fazer chamadas, conferências ou até mesmo compartilhar arquivos.
– Hangouts: para chamadas em grupo.
Para compartilhar os resultados de pesquisa
– CiteULike . Para organizar e compartilhar materiais.
– NoteMesh . Para compartilhar notas com os outros.
– Notefish . Para salvar e compartilhar conteúdo da Web com os outros.
– NoteCentric . Outra opção para a distribuição de anotações.
– Springnote . Para distribuir praticamente qualquer tipo de trabalho com o resto dos companheiros.
– Wridea . Para organizar as idéias e compartilhar mapas mentais.
– FruitNotes . Para organizar e compartilhar documentos, integrado com telefones celulares.
– Kablink . Para compartilhar documentos e discuti-los em tempo real.
– drop.io . Para enviar e compartilhar arquivos grandes usando uma URL.
Redes Sociais – Uma boa seleção de redes sociais focadas no ambiente acadêmico.
- – ePals . Para entrar em contato com estudantes de todo o mundo.
- – iLeonardo . Para capacitar os alunos a colaborar na investigação remotamente.
- – O Quad . Para gerenciar projetos, calendários e grupos. Limitado a contas encerradas. Edu.
- – Loomagoo . Permite compartilhar, comprar e vender material acadêmico.
- – Student.com . Para compartilhar experiências sobre a vida em diferentes centros acadêmicos.
- – WiZiQ . Para trazer alunos e professores aproveitando a web social.
- – LearnHub . Para se preparar para os exames e compartilhar experiências.
- – Campusbug . Ligações estudantes para ajudar a realizar tarefas diárias.
- Wikis e blogs
- – Wikispaces . Para criar um wiki e permitir gerar conteúdo entre todos os alunos.
- – PBworks . Outra maneira de criar uma base de dados de conhecimento entre vários alunos.
- – Blogmeister Classe . Para criar blogs relacionados aos temas abordados em sala de aula.
- – Edublogs . Outra plataforma de blogs na educação.
- – Blogger . Plataforma de blogging que não precisa de introdução.
- – Twitter . Para criar um sistema de comunicação que pode ser privado entre um grupo de alunos e professores.
- – Edmodo . Um ambiente acadêmico orientado microblog.
- – Socialtext . Para criar grupos privados de até 50 usuários em uma plataforma de microblogging.
Gestão de tarefas
- – Google Calendar . Google Calendar onde você for perguntado sobre tudo.
- – MyNoteit . Especialmente dedicado aos estudantes, para organizar tarefas e notas.
- – MeetWithApproval . Para criar grupos de estudo com tarefas registrados.
- – CollegeRuled . Para criar e compartilhar tarefas em grupos e enviá-los, se necessário, para o Facebook.
- – Remember the Milk . O sistema de listas famoso que é usado para o mundo acadêmico e profissional.
- – Toodledo Muito simples de usar para gerenciar tarefas entre os grupos..
- – GradeMate . Outra ferramenta de gerenciamento de tarefas voltadas para o ambiente educacional.
Utilitários para professores
- Dropbox: Um disco rígido virtual com vários GB gratuitos e acessível desde quase qualquer dispositivo. Porém, sem dúvida, é muito mais que isso…
- Google Drive: A evolução de Google Docs que se soma às suas múltiplas ferramentas de criação de documentos, um considerável espaço virtual gratuito.
- CloudMagic: Uma extensão e uma app multi dispositivo para buscar informação simultaneamente no Gmail, Twitter, Facebook, Evernote e muitos outros serviços.
- Jumpshare: Para compartilhar documentos em segundos e permitir sua visualização online, além de seu download. Ficam disponíveis na nuvem durante duas semanas.
- Weebly: Uma ferramenta para criar sites web que se destaca por seu agradável editor visual e seu baixo custo, começando por um bem vindo plano gratuito.
- Issuu: Também para compartilhar documentos porém principalmente aqueles cuja importância se encontra em seu conteúdo gráfico já que sua especialidade são as opções de visualização.
- ePubBud: Um espaço para criar ebooks e publicá-los. Também serve para buscar exemplares embora para esta tarefa existam dezenas de alternativas.
- Infogr.am: Para criar coloridas infografias interativas, com brilhantes ferramentas para ingressar e tratar dados graficamente incluindo uma mini folha de cálculo.
- Text2MindMap: Uma ferramenta para criar mapas mentais através de um pequeno editor de texto e um quadro interativo muito fácil de usar.
- EdCanvas: Para criar e compartilhar as lições das classes em formato digital.
- TubeBox : para baixar vídeos do YouTube, Vimeo, DailyMotion, etc
- Animoto: Para muitos a melhor ferramenta para criar vídeos online a partir de material multimídia (fotos, vídeos, texto, etc.) armazenado localmente ou simplesmente usando o disponível na rede.
- Todaysmeet: Uma rápida opção para criar salas de chat.
- Slideshare: A melhor opção para criar e compartilhar apresentações com slides desde um canal pessoal, permitir sua visualização e um espaço para retro alimentar-se com os comentários.
- Voki: Para criar um avatar que fala acompanhando as lições multimídia.
- Screen Capture by Google (Google Chrome) e Screenshot (Mozilla Firefox): Extensões para tirar capturas de tela, guardá-las e/ou compartilhá-las via redes sociais. Se preferir um aplicativo de desktop
- Screenpresso é altamente recomendável.
- RecordMP3: Para gravar e compartilhar áudio em mp3.
- Diigo: A alternativa a Delicious para a gestão e captura de links.
- Prezi: O sustituto do sonífero Microsoft PowerPoint que leva a um novo nível as apresentações graças às suas ferramentas interativas, visualizações fascinantes, elegantes estilos, um editor realmente simples, links a conteúdo online, etc.
- Picmonkey: Um fascinante editor de imagens online, o sustituto -literalmente- de Picnik. Conta com filtros, opções para criar colagens e muito mais funções avançadas de fácil uso.
- Loopster: Outro muito simples editor de vídeo online.
- PlanBoard: Para planejar eficientemente as lições.
- Socrative: Os laptops, tabletas e os smartphones já tomaram conta das aulas, sendo assim, é melhor tirar un mejor proveito, neste caso, com jogos, tarefas e exposições interativas entre dispositivos.
- Join.me: Uma ferramenta para compartilhar tela e trabalhar em equipe.
- Zamzar: Um potente conversor de arquivos em montes de formatos de documentos, imagens, vídeos, música, ebooks, etc.
- Poll Everywhere: Criar rápidas enquetes com votações instantâneas via Twitter, SMS e mais.
- VoiceThread: Para gravar e compartilhar todo tipo de material multimídia em forma de apresentações, com comentários em áudio e vídeo.
- Evernote: Simplesmente uma ferramenta de notas de outro mundo. Seus variados usos para o mundo acadêmico vão desde a gestão de lições até a coleta de conteúdo multimídia na rede mediante seu capturador web.
- TeachersPayTeachers: Intercâmbio de lições entre colegas.
- Gnowledge: Um espaço para criar e compartilhar provas tipo teste e exercícios tanto com estudantes como com outros maestros.
- Udemy: Para criar cursos online mediante eficientes ferramentas de gestão de conteúdos, de promoção, de assinatura e até de colaboração e até de colaboração graças a sua imensa comunidade que trascende continentes.
- Plagiarisma.net: Uma das muitas opções online para detectar plagio nos textos.
- Academia.edu: A mais ampla comunidade de acadêmicos que permite um fácil contato entre pares graças às suas opções para destacar interesses, áreas de interesses e localizações. Também é um bom espaço para encontrar e compartilhar papers.
- Blogger: Para criar um blog em poucos minutos com a ajuda da fascinante plataforma de Google, o que facilita a integração de outros serviços da companhia para a gestão multimídia.
- TED: Milhares de conferências em vídeo, sobre centenas de áreas do conhecimento, dadas por experts de nível mundial.
- Wolfram Alpha: Todo o conhecimento mundial por trás de uma pequena caixa de busca. Uma das muitas coisas que faz é resolver todo tipo de exercícios matemáticos, se sobressaindo, inclusive, a outras brilhantes opções.
- TinyChat: Uma sala de videochat muito agradável a qual permite o acesso através de redes sociais, até 12 pessoas compartilhando sua webcam e o resto comentando com mensagens.
- Google+: A rede social do Google está a anos luz de distância de seus competidores no que diz respeito a integração de serviços (Drive e YouTube os melhores) e ferramentas eficientes como seus populares Hangouts. Isso só é no geral, pois os usoas acadêmicos são bastante variados.
- Olesur: Para criar PDF’s com problemas de matemáticas, atividades de reforço e caligrafia, e mais recursos didáticos para imprimir.
- Pinterest: Para organizar categoricamente todo tipo de material gráfico em pequenos grupos para logo compartilhá-los via redes sociais ou simplesmente mantê-los de forma privada.
- LaTeX Lab: Um editor de LaTeX online com a tecnologia dos documentos de Google.
- Wiggio: Uma das muitas potentes ferramentas para os trabalhos em grupo, com listas de tarefas, calendário, enquetes, perfis e várias funções de interação.
- WordPress.org: Similar ao Blogger na facilidade para a criação de blogs ou paǵinas web sobre qualquer tema, um pouco mais limitado em questão de uso de recursos porém muito mais elegante.
- YouTube para escolas: Uma versão especial do YouTube para educadores onde se poderá dispor de centenas de vídeos acadêmicos de sites como YouTube EDU, Stanford e TED.
- Khan Academy: Milhares de classes, de altíssima qualidade, em vídeo sobre diferentes campos do conhecimento oferecidas por maestros de todo o mundo. Qualquer um pode colaborar com o projeto.
- Moodle: Uma plataforma livre para a criação de cursos tipo LMS, similar a BlackBoard porém, totalmente gratuita, com mais ferramentas interativas e uma ampla comunidade por trás de seu desenvolvimento e contínuo melhoramento.
- Canvas: Também para a gestão de cursos, totalmente online (sem instalação em servidor próprio), muito mais elegante e mais fácil de utilizar.
- Google Calendar: Para a gestão do tempo e as tarefas, embora também seja muito útil especificamente para criar calendários (por exemplo sobre horários de atenção a estudantes ou datas de exames e trabalhos) e compartilhá-los.
- CANVA: O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). É muito útil para criação de imagens e logotipos. Possui design pré-definido ou com dimensões personalizadas.
Você pode sugerir outras ferramentas e também relatar suas experiências com as sugestões que relacionamos acima. Gostaríamos de ouvi-lo(a) através dos comentários!
Abraço.